Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 5 de outubro de 2014

Não tema a morte


Reflexões sobre a passagem da vida terrena para a espiritual


Por que temos tanto medo da morte?

Richard Simonetti nos diz: "A morte é a única certeza da vida.Todos morreremos um dia. O medo da morte, basicamente, é o medo do desconhecido. Por isso o Espiritismo elimina nossos temores "matando" a morte, na medida em que demonstra que ela é apenas um retorno à vida espiritual, nossa pátria verdadeira. 

O ideal é estarmos sempre preparados, vivendo cada dia como se fosse o último, aproveitando integralmente o tempo que nos resta, no esforço disciplinado e produtivo de quem oferece o melhor de si em favor da edificação humana. Então, sim, teremos um feliz retorno à Pátria Espiritual. 

Compreensível, pois, que nos preparemos, superando temores e dúvidas, inquietações e enganos, a fim de que, ao chegar nossa hora, estejamos habilitados a um retorno equilibrado e feliz.

O primeiro passo nesse sentido é o de tirar da morte o aspecto fúnebre, mórbido, temível, sobrenatural. Há pessoas que simplesmente recusam-se a conceber o falecimento de um familiar ou o seu próprio. Transferem o assunto para um futuro remoto. O espiritismo nos oferece recursos para encarar a morte, com fortaleza de ânimo, inspirados igualmente na fé. Uma fé inabalável de quem conhece e sabe o que
o espera, esforçando-se para que o espere o melhor.

O despreparo para a morte caracteriza multidões que regressam todos os dias, sem a mínima noção do que os espera. São pessoas que jamais meditaram sobre o significado da jornada terrestre: de onde vieram, porque estão no mundo, qual o seu destino. Sem a bússola da fé e a bagagem das boas ações, situam-se perplexas e confusas."

O conhecimento das leis espirituais e do processo de desencarnação são de grande importância como preparativos à morte. É possível suavizar os nossos últimos momentos, proporcionando fácil desprendimento, permitindo assim uma rápida adaptação no mundo novo que nos espera.

Por intuição, todos sabem que morrerão um dia, no entanto, muitos têm medo da morte porque desconhecem todo o processo de passagem para o Plano Espiritual. O espiritismo nos trouxe os devidos esclarecimentos, dando-nos as informações necessárias para que possamos nos preparar para o momento do retorno ao nosso verdadeiro lar, e encarar a morte com serenidade.

Emmanuel afirma que devemos cuidar do corpo como se ele fosse viver eternamente, e do espírito com se fosse desencarnar amanhã. Há uma frase muito famosa de Confúcio, antigo filósofo chinês, que resume o que foi dito acima: "Aprende a bem viver e bem saberás morrer!" 

Chico Xavier - "Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para o outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós, tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó. Devemos aceitar a chegada da chamada morte, assim como o dia aceita a chegada da noite - tendo confiança que, em breve, de novo há de raiar o Sol !..."

Não tema a morte. Ela faz parte do processo evolutivo. Viva de maneira prudente, faça o bem que puder e quando soar seu momento, vá sem medo. Mas nunca a busque ou a precipite. Tudo tem seu momento na vida e todos temos algo a fazer num tempo programado. Para aqueles que foram antes, guarde a convicção de breve encontro e ore pela felicidade deles. Eles receberão a mensagem de seu coração.

E é persistindo na prática diária da prece, na meditação, e no exercício constante do amor e da compaixão, com a mente calma e um coração amoroso, teremos com certeza uma morte tranquila.

(Alguns trechos extraídos do Doc. Transcript - O Despertar da Borboleta)


Muito grata pela visita e pelos comentários carinhosos.

Abraços a todos !

Muita paz e muita luz !!


 

 

6 comentários:

  1. Olá Ilca, sempre reflexões muito importantes para reflexão!
    Deixo-lhe um abraço querida amiga.
    Beijinhos e que Deus a abençoe.
    Ailime

    ResponderExcluir
  2. Oi Ilca, mensagens generosas que explicam e acalmam os temores ...
    Um abraço e paz e amor em seu caminho

    ResponderExcluir
  3. "Pena que nem todos tenham essa compreensão, conheço religiões que fazem o ser humano temer a morte'
    BELA REFLEXÃO


    BJ

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga..
    Gostei muito da tua postagem como sempre,bem esclarecedora, precisamos temer a ida e não a morte, que é a única coisa certa que pode nós acontecer..
    Um carinho para Thiago BJss para vc e muita Luz.��

    ResponderExcluir
  5. Não consegui postar, tive que mandar como anônimo..BJss Zelinda...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...