Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cicatrizando saudades


Uma ferida aberta leva tempo para cicatrizar. Aberta muitas vezes pelo descuido dos atos, ela precisa do tempo sagrado para que a cura aconteça. Embora o tempo cure as marcas da cicatriz, ela continua a nos mostrar algo que foi ferido nos tempos de outrora. A dor não mais sentida é a certeza de que o passado já não mais pertence ao presente. E que ficaram somente as boas lembranças e a marca de uma parte da história que muitas vezes foi convertida em aprendizado.

Há despedidas que se tornam feridas abertas na alma. A dor da saudade de quem se foi cria fendas sem fim em muitos corações que ainda esperam o regresso de um adeus que não mais tem volta. O tempo da saudade se eterniza em cicatrizes que nem o tempo consegue apagar. Quem fica sempre espera o regresso de um abraço que não foi permitido ou o sorriso que não mais poderá ser contemplado.

As estações da vida surgem em tardes de outono e se escondem em noites de lágrimas. Há noites que não se vêem estrelas porque a luz da esperança foi apagada das estrelas da Fé. Saudade não reconciliada é dor sem nome, é silêncio banhado por um oceano de lágrimas, é um amanhã sem sol em dias quase sempre nublados. Quem nunca se despediu de quem um dia partiu, jamais deixará a estação da dor ir embora de sua alma.

Na saudade de quem fica, apenas a certeza de muitas esperas. Dias longos, horas e minutos sem fim. Foi assim que muitos deixaram a sua alegria ir na bagagem de quem se foi. Saudade dolorida é ferida aberta. Se o coração não se reconcilia com a despedida, o futuro sempre será uma triste espera dos tempos felizes que não voltam mais. 

O medo de dizer adeus nos prende sempre a um passado que não mais existe, mas mesmo assim se faz presente em futuros sombrios. O remédio que cura a ferida da saudade é a reconciliação com a própria dor que ainda grita no coração de quem carrega o peso das despedidas da vida. Na saudade cicatrizada fica apenas a certeza de que um dia a vida será plena junto de Deus.

No amor de Cristo nossas esperanças se harmonizam com a saudade. Se a dor se faz presente, a ternura de Deus é o remédio para a cura de nossas carências que ainda insistem em germinar no solo de nossas fragilidades humanas. 
Jesus Cristo abraça todos os nossos sofrimentos e aflições e faz das tristes saudades de uma tarde sem fim, um amanhecer de novos horizontes e reencontros com a vida. Somos chamados a todo instante a curar nosso coração em Seu amor. 

Todas as nossas saudades que ainda não nos disseram adeus, são curadas e cicatrizadas no bálsamo da paz que nasce das fontes do amor de Deus.

( desconheço a autoria )

            
Filha, és e serás sempre minha maior saudade.!!!
Jesus ilumine o teu caminho. Muita paz!
Te amo Thaisinha !!!  
              
mami
                                              ***

Beijo no coração de todos vocês, meus queridos amigos... E que Deus nos abençoe sempre!
                Ilca


                                          Imagem criada por mim - Ilca,
                                               colaborando por uma blogosfera ética.

6 comentários:

  1. Ilca querida!!!
    Li e estou aqui refletindo sobre esse texto edificante e belo!
    ... No amor de Cristo nossas esperanças se harmoniza com a saudade.
    Grande verdade amiga! Só Deus pode amenizar nossas fragilidades, curar nossas feridas e nos dar um coração amoroso e grato por tudo.
    Em suas postagens sempre nos passa um lição de vida!
    Amo quando me visita fico super feliz. Obrigada pelo carinho!
    Abraços! Um final de semana abençoado e alegre pra ti.

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola, Ilca!

    Nos dejas un texto recordatorio y reflexivo también, sobre las heridas del alma, del corazón, la gran perdida de un hijo, es lo peor que les puede pasar a cualquier madre. Pero como tú bien dices, tan solo el amor de Dios, nos da el valor la fuerza, para seguir adelante y aliviar la pena que nos consume. Adelante amiga, abre la ventana del alma y respira fuerte, porque el sol se pone hoy, pero vuelve a nacer mañana, cuando El Señor nos quita una cosa, nos da otra, para seguir caminando, aunque no se haya cerrado la herida, porque nunca se cierra! Cuando se trata de un hija. Pero hay que seguir caminando día a día.

    Te dejo mi gratitud y mi estima. Se muy feliz.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga..
    Sempre é muito gratificante e um longo aprendizado visitar o seu blog...

    Uma ferida aberta leva tempo para cicatrizar. Aberta muitas vezes pelo descuido dos atos, ela precisa do tempo sagrado para que a cura aconteça. Embora o tempo cure as marcas da cicatriz, ela continua a nos mostrar algo que foi ferido nos tempos de outrora. A dor não mais sentida é a certeza de que o passado já não mais pertence ao presente. Fica somente a marca de uma parte da história que muitas vezes foi convertida em aprendizado.
    Temos que aprender a conviver não só com as feridas do corpo mais tb. com as da alma..
    Uma semana de muita luz.... bjs..

    ResponderExcluir
  4. A ferida demora muito, mas cicatriza, e deixa uma marca que não nos deixa esquecer...
    adorei essa mensagem, li chorando e sentindo muita sdsss
    há dias que ficamos sensíveis e hoje é um deles!
    obrigada pela presença no meu kantinho!
    Que Deus nos de sempre forças para seguirmos em frente..e como costumo pensar: temos que encontrar a felicidade, mesmo nas nossas tristezas!
    obrigada pela amizade!
    bjssss e um belo dia!

    ResponderExcluir
  5. Olá minha amiga vim te deixar meu carinho.Que Jesus seja sempre nosso conforto .Fica na paz

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga querida!
    Estou voltando... andei ocupada, mas nada como retornar à casa de amigos queridos.

    Li seus textos... Este me deu uma certa nostalgia... saudades....
    Como bem disseram: "saudade é um amor que nunca morre".
    Lembrança de alguém que nos faz bem...

    Assim também senti saudades suas, dos seus textos e assim que deu, cá estou.
    Amiga, muita paz pra você! Amor sei que tem de sobra.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...